data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Desde que surgiu, a fotografia revolucionou o conceito de representação e tornou-se uma ferramenta para guardar lembranças e momentos marcantes em nossas vidas. Em tempos de crise, o que precisará sempre ser lembrado, assim como o que fica nas fotos, é a memória daquilo que valeu a pena. Nesse quesito, a solidariedade tem sido uma das principais candidatas a postular nos álbuns de lições a serem tiradas após a pandemia de coronavírus. Entre os modelos de boas ações, está a Asaphoto, empresa santa-mariense que aderiu à iniciativa de montar uma vitrine solidária.
LEIA MAIS:
VÍDEO: na loja de armarinhos, solidariedade e tecnologia são ferramentas pra driblar a crise
Quem passou pela sede da empresa no Calçadão Salvador Isaia durante a última semana pode ter visto o cesto colocado pela equipe da empresa em frente à loja. A lógica da vitrine solidária é muito simples: quem estiver precisando e passar por ali, pode pegar o que quiser, e quem quiser doar só precisa deixar os itens no cesto. Podem ser entregues alimentos, roupas e materiais de higiene no local.
Conforme o sócio-proprietário da Asaphoto, Antônio Fritsh, a vitrine solidária surgiu com a intenção de fazer parte da grande rede de solidariedade que tem se formado em Santa Maria entre empresas, entidades e voluntários.
- A ideia da vitrine é arrecadar o máximo de itens possíveis. Pretendemos receber comida, roupas, e material de higiene - afirma Antônio.
A Asaphoto possui, hoje, duas sedes: além da loja do Calçadão, também há o estúdio fotográfico na Avenida Dores. No entanto, a sede do Calçadão foi escolhida para abrigar a vitrine por conta do maior fluxo de pessoas e, assim, aumentar a rotatividade de doações e retiradas.
- É uma troca: pessoas que passam por aqui podem doar, e outras que estão necessitando podem retirar. Sempre vai ter alguém que vai precisar - explica o proprietário.
Compromisso com o que é daqui data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Ao todo, a empresa gera 37 empregos, entre funcionários diretos e indiretos. Com isso, além de contribuir com o retrato de boas ações em Santa Maria, a Asaphoto segue a missão de manter a economia da cidade focada. Uma das beneficiadas com o sucesso da empresa é Carolina de Souza, funcionária do setor administrativo e financeiro há 7 anos. Para ela, valorizar a economia local sempre foi importante, mas atualmente tornou-se imprescindível.
- Na situação que estamos vivendo, temos que valorizar mais as empresas locais do que os de fora. Já era importante, mas nesse momento é mais ainda para que consigamos manter os empregos aqui e não ficar dependendo de fatores externos - avalia.
Segundo Carolina, a rotina faz com que os empreendimentos locais sejam mais do que necessários:
- No dia-a-dia, a gente procura sempre coisas mais próximas do local de trabalho. Desde mercado, padarias, restaurantes, até mesmo lojas, principalmente por causa do tempo e da proximidade.
Relação mútua de confiança que já dura 23 anos
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Fundada em 1997, a Asaphoto conta com os mais diversos serviços relacionados à fotografia. Desde revelação e impressão de imagens, venda de produtos, presentes e equipamentos para câmeras na matriz do Calçadão, até os ensaios fotográficos confeccionados pela equipe do estúdio na Avenida Dores.
A empresa oferece sessões de fotos para gestantes, aniversariantes, bebês, pets, enfim, todo o tipo de recordação que os clientes gostam de guardar. A relação de credibilidade e confiança entre clientes e empresa é refletida atualmente nas ações como a vitrine solidária, como resume Antônio:
- Tentamos manter sempre um elo com a sociedade, e a vitrine é uma prova disso.
Asaphoto
- Serviço: impressão de fotografias, produtos fotográficos, câmeras e equipamentos, além de ensaios fotográficos personalizados
- Fundação: 1997 (23 anos em atividade)
- Empregos gerados: 37 funcionários, entre diretos e indiretos
- Endereço: Calçadão Salvador Isaia, 1277 (loja sede) e Av. N. Sra. das Dores, 150 (estúdio fotográfico)
- Contato: (55) 3028-0509 (Calçadão) e 3028-0508 (Av. Dores)
#portodosnós
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm